Laudo Técnico das Instalações Elétricas, também conhecido como Laudo Elétrico ou Relatório Técnico das Instalações Elétricas (NR-10) trata dos aspectos técnicos de uma instalação elétrica. Este documento faz parte das exigências de diversas instâncias do poder público, por empresas certificadoras e por companhias de seguro para atestar a conformidade das Instalações Elétricas, sejam elas residenciais, comerciais, hospitalares ou industriais. Por se tratar de Segurança e poder afetar a vida e o patrimônio das pessoas e das empresas, apenas profissionais com larga experiência devem emitir um laudo.
Algumas das normas seguidas no laudo são: NBR-5410, NBR-14039, NBR 5419, entre outras.
Inspeção das Instalações Elétricas
Verificação do sistema quanto ao atendimento às determinações da NR-10;
Verificação das condições de conservação e segurança dos componentes elétricos e fiações identificando eventuais pontos de risco eminente de choques elétricos e/ou princípios de incêndio.
Verificação dos circuitos elétricos de distribuição quanto ao dimensionamento de condutores, dispositivos de proteção e compatibilidade entre si.
Verificação quanto às medidas de proteção utilizadas contra contatos diretos e indiretos.
Relatório conclusivo de Não Conformidades e Propostas de Melhorias no Ambiente de Trabalho;
Análise das instalações elétricas compreendendo: Proteção contra o risco de contato, Proteção contra riscos de incêndio e explosão, Componentes das Instalações Elétricas (inclusive cabine primária de Energia), Equipamentos de utilização da energia elétrica, etc.
Verificação e Análise dos documentos do Prontuário das Instalações Elétricas (PIE NR-10);
Identificação de circuitos no quadro de luz;
Identificação de segurança em quadros de força / luz;
Orientação sobre a necessidade de manter pessoal treinado com base a NR-10;
Emissão de ART;
Conclusão e Responsabilidades de Profissional habilitado e qualificado;