Provavelmente você já se deparou com a necessidade de reduzir seus gastos operacionais, principalmente no que diz respeito ao consumo de energia elétrica. Mas e se alguém te dissesse que talvez a solução não seja reduzir o quanto você consome mais sim a forma como você contrata energia? Existem formas para alcançar uma grande economia na sua conta de energia sem ter que desligar sequer uma luz ou equipamento da tomada. Isso consiste no conceito de Análise Tarifária, onde analisa-se os parâmetros de tarifação para ver se eles estão de fato de acordo com as necessidades de determinado estabelecimento ou se podem ser otimizados para uma estrutura mais conveniente.
A conta de luz vai muito além do que apenas o consumo que se tem através do uso de equipamentos e iluminação, podendo ser composta de diversas parcelas diferentes e variáveis. A demanda contratada é um fator muito importante de ser previsto e se contratada acima do necessário pode gerar gastos indesejados.
Contratar uma demanda abaixo da ideal para o seu negócio pode ser tão prejudicial ou até pior do que contratar um excesso de demanda. Para evitar esses problemas, é possível realizar uma análise tarifária de sua conta de energia, e avaliar qual é a melhor estrutura de contratação e indicar a demanda contratada mais ajustada.
Um estudo de análise tarifária dve ser feita por um profissional ou equipe de engenharia com experiência na área para ter saber a demanda ideal.
Escopo:
Separação do histórico das faturas dos últimos 12 ou 24 meses;
Análise de migração /alteração entre os grupos tarifários;
Verificação de cobrança de energia reativa;
Simulação entre os diferentes fornecimento de energia;
Cálculo da demanda a ser contratada;
Enquadramento tarifário adequado;
Verificação da necessidade de revisão do contrato de fornecimento;
Conclusão do PLH;
Proposta de melhorias corretivas;
Emissão da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).